Santo Antão/Planalto Leste: Produção do vinho pode ser realidade em 2018 – Amupal

A produção do vinho no Planalto Leste de Santo Antão, um projecto que a associação das mulheres dessa localidade tem em carteira desde 2017, poderá ser uma realidade no decurso do próximo ano.

Segundo a presidente da Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Josefa Sousa, o projecto continua no centro das preocupações dessa associação, que pretende contar, na sua implementação, com o apoio de um grupo de técnicos portugueses ligados à vitivinicultura.

A Amupal, conforme ainda Josefa Sousa, continua a acreditar que é possível aproveitar a produção de uvas existente nessa localidade, para o fabrico de vinho, à semelhança do que já está a acontecer com relação à transformação de outras frutas no Planalto Leste.

A Amupal, criada há uma década, iniciou, esta semana, um projecto de transformação de frutas que abarca 17 mulheres chefes de família, financiado pela cooperação portuguesa, através da organização não-governamental cabo-verdiana Atelier Mar.

“Continuamos a acreditar que é possível, também, aproveitar a produção de uvas no Planalto Leste para produzir vinho, pelo menos para os turistas que chegam a este planalto”, explicou a responsável.

Por isso, a Amupal tem já a parceria de um grupo de técnicos portugueses ligados à vitivinicultura (viticultura e vinicultura) para levar adiante um projecto piloto, que consistirá na produção de vinho apenas para o consumo local, no quadro de um projecto de desenvolvimento do turismo sustentável do Planalto Leste.

Os técnicos já se comprometeram a apoiar essa associação, sobretudo, a nível de formação, segundo a Amupal, que acredita que existem condições para se apostar na produção do vinho no Planalto Leste, onde existe uma boa produção de uvas, entretanto, desaproveitada pelos agricultores.

A ideia é revitalizar o cultivo de uvas nessa localidade, através da recuperação dos terrenos e de construção de um pomar, mas também formar as mulheres, criando assim as condições para o incrementar dessa indústria em Santo Antão.

No quadro da cooperação portuguesa, Planalto Leste de Santo Antão está a beneficiar de dois projectos, sendo um ligado à transformação de frutas para a produção de sumos, doces e licores e o outro relacionado com o transporte de 39 estudantes do ensino secundário para a cidade do Porto Novo.

Na forja, está ainda um terceiro projecto que consiste na montagem de um ateliê de corte e costura, também para apoiar as mulheres chefes de família.

Fonte: InforPress

Notícias