Santo Antão: Municípios congratulam-se com decisão do Governo em avançar com master plan do turismo para ilha

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão disse ter recebido as garantias do diretor-geral do Turismo de que esse plano começa a ser elaborado “nos próximos dias”

A decisão do Governo em avançar, “nos próximos dias”, com a elaboração do master plan do turismo para Santo Antão deixa “satisfeito” o presidente da associação dos municípios desta ilha, Orlando Delgado.

Segundo o autarca, trata-se de “uma inovação” e de “uma grande vitória para Santo Antão”, que tem possibilidade de ter um instrumento estratégico para o desenvolvimento do turismo, com base nas especificidades da própria ilha, onde a aposta incide no turismo ecológico.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão disse ter recebido as garantias do diretor-geral do Turismo de que esse plano começa a ser elaborado “nos próximos dias”, facto com o qual os municípios regozijam-se, tendo em conta a necessidade de Santo Antão dispor de um plano estratégico, que traz a visão e as grandes opções em termos do desenvolvimento do turismo.

A Direção-Geral do Turismo espera o “engajamento” dos municípios de Santo Antão na elaboração do master plan para ilha, que tem o financiamento do Banco Mundial, e que se insere nas “grandes opções” para o turismo em Cabo Verde, no horizonte 2030.

No âmbito dos preparativos para a elaboração desse plano, que tem como termos de referência as conclusões da mesa redonda sobre o turismo rural, realizado, em 2017, em Santo Antão, na uma equipa do Ministério do Turismo esteve, recentemente, nesta ilha para encontros com os municípios.

Também, a Associação dos Municípios de Santo Antão deve, ainda este ano, iniciar a elaboração do quarto plano de desenvolvimento desta ilha, onde se prevê ainda a criação de uma sociedade de desenvolvimento regional, uma estrutura para se encarregar da planificação do desenvolvimento desta região.

Fonte: A Nação

Notícias