Presidente cabo-verdiano visita Portugal e Espanha

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, deixa o país esta terça-feira numa visita de cinco dias a Portugal e Espanha para encontros com as autoridades e com as comunidades cabo-verdianas nestes dois países da União Europeia (UE).

De acordo com uma fonte da Presidência da República, na agenda Jorge Carlos Fonseca figura ainda a sua participação numa homenagem ao professor português especialista em desporto e motricidade humana, Manuel Sérgio.

Durante o ato, o estadista cabo-verdiano irá presidir ao encerramento do Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento, a ter lugar na Assembleia da República e na Fundação Calouste Gulbenkian.

O chefe de Estado cabo-verdiano tem também prevista uma deslocação ao bairro da Cova da Moura para contactos com a população e uma visita à sede da Associação Cultural Moinho da Juventude, onde participará numa evocação a Eduardo Pontes, fundador desta associação entretanto falecido.

Da agenda do Presidente de Cabo Verde consta igualmente uma visita aos doentes cabo-verdianos em tratamento médico em Portugal, que residem em três pensões, no centro da cidade de Lisboa.

A visita de Jorge Carlos Fonseca a Espanha será marcada por um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente na Galiza, constituída na sua maior parte por famílias de pescadores originários da ilha de Santiago instaladas na região há mais de 30 anos.

Fonte: Panapress

Notícias