Preços dos produtos importados diminuíram 10% em Cabo Verde

Os preços dos produtos importados registaram uma queda de 10%, valor inferior em 16,4% face ao registado em outubro último, segundo o resultado do Índice de Preços do Comércio Externo.

Apurados em outubro deste ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), estes dados revelam ainda que o índice de preço da importação situou-se em 77,1% tendo conhecido um decréscimo de 1% relativamente ao mês anterior.

De acordo com os mesmos dados, os índices subjacentes e volátil na importação, no mesmo período, verificaram decréscimos de 11,6% e 5,6%, respetivamente, face ao mês de setembro último.

Por destino económico dos bens, todas as categorias contribuíram para a descida de preços, nomeadamente “Bens de Consumo” (-2,1%) justificada com a diminuição dos preços de “produtos alimentares primários” (-7,6%) e “outros bens de consumo duradouros” (-11,3%).

Assim como “Bens Intermédios” (-7,1%) cuja descida dos preços é justificada pela mesma fonte pela descida essencialmente dos preços de “outros produtos alimentares transformados” (-12,8%), “de produtos transformados para a construção” (-6,1%) e “peças para materiais de transporte” (-23,8%).

A descida dos preços dos “Bens de capital” (-2,4%) deveu-se à descida de preços de “máquinas” (-11,3%), “Combustíveis” (-20,1%) e a diminuição da única subcategoria denominada “combustíveis” (-20,1%).

Os aumentos de preços de maior relevância observaram-se nas secções de Metais comuns e suas obras (11,4%) e Material de transporte (14%), ou seja esses aumentos contribuíram para atenuar a evolução negativa do Índice Global da Importação.

Já no que se refere aos preços dos produtos exportados, a taxa de variação mensal verificada em outubro último, fixou-se em 7,7%, aumentando 20,2% face ao valor registado em setembro último.

Trata-se de um valor que se aproxima da taxa registada pelo Índice de Termos de Troca que foi de 19,7%, valor superior em 37,4%s face ao registado no mês anterior.

Fonte: Panapress

Notícias