Preços das importações descem e das exportações sobem

De acordo com os dados do INE, os preços dos produtos importados diminuíram, em Agosto, 0,9%, valor inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.), face ao registado no mês anterior

Os dados do Índice de Preços do Comércio Externo, do mês de Agosto 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma descida dos preços das importações. Os produtos exportados, pelo contrário, estão mais caros.

De acordo com os dados do INE, os preços dos produtos importados diminuíram, em Agosto de 2017, 0,9%, valor inferior em 0,4% (p.p.), face ao registado no mês anterior. A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,2% em Agosto, diminuindo 0,4%, face ao valor registado no mês anterior.

Segundo o relatório sobre o comércio externo, por destino económico dos bens, as categorias que contribuíram para a descida de preços na importação foram os Bens de Consumo (-7,4%), os Bens Intermédios (-1,6%), os Produtos transformados para construção (-3,9%) e, por último, os “Bens de capital” (-2,1%).

No entanto, apesar desta descida do valor das importações, o INE destaca que os preços estão, ainda assim, mais altos que no mesmo período do ano passado. “Em Agosto de 2017, o índice de preço da importação aumentou 1,3%, relativamente ao mês de Agosto de 2016”, aponta o documento.

Por outro lado, segundo o INE, em Agosto de 2017, o índice de preço das exportações “situou-se em 67,6, correspondendo a um acréscimo de 1,2% face ao mês anterior”, mas tal como aconteceu com as importações, o preço das vendas de produtos estrangeiros teve uma evolução negativa em relação ao mesmo período do ano passado. “Em Agosto de 2017, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em – 5,9%”, lê-se no relatório publicado pelo INE.

Fonte: A Nação

Notícias