Ilha do Sal ganha mais uma Central Solar Fotovoltaica com capacidade para produção de mais de 2 mil MWh/ano

A ilha do Sal ganha mais uma Central Solar Fotovoltaica, projeto tecnológico da empresa Águas de Ponta Preta (APP), em Santa Maria, permitindo maior capacidade de produção de eletricidade pela via de energias renováveis.

Inaugurado hoje pelo vice primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, trata-se de um investimento de 260 milhões de escudos, com capacidade de produzir 2.027 MWh/ano e poupará 486 toneladas de combustível por ano, evitando, ainda, uma emissão de dióxido de carbono – CO2, na ordem dos 1.768 toneladas/ano.

No seu discurso de ocasião, pedindo antes uma salva de palmas a todos aqueles que fazem a APP hoje uma realidade em Cabo Verde, Olavo Correia sublinhou que são as “grandes marcas que fazem os países”.

“Temos que celebrar. As grandes marcas seduzem a qualidade do país, e a APP faz parte das grandes marcas cabo-verdianas. E, em nome do Governo, tenho que agradecer esse vosso comprometimento, engajamento, persistência e resiliência, porque eu sei que não é fácil fazer negócio em Cabo Verde”, manifestou.

Estendendo-se em manifestação de contentamento por tudo o que a APP vem fazendo ao longo dos 20 anos de presença “marcante, conforme disse, na história económica e social do país, concretamente da ilha do Sal, o governante reiterou que momentos importantes e melhores práticas devem ser celebrados.

Segundo Olavo Correia, esta aposta que está sendo feita nas energias renováveis é também para Cabo Verde uma opção essencial, estratégica, para o seu desenvolvimento, augurando, ao mesmo tempo, que esses investimentos possam produzir um efeito sobre a redução das faturas energéticas.

“Precisamos, enquanto pequeno país insular, frágil do ponto de vista ambiental, ser um país cada vez mais resiliente. Temos que apostar seriamente nas energias renováveis e no aproveitamento dos recursos endógenos renováveis, sobretudo da vertente eólica e da vertente solar”, frisou.

Por sua vez, enaltecendo a parceria entre a APP, o Governo e a Câmara Municipal do Sal, o edil, Júlio Lopes, sublinhou que é graças a esse trabalho desenvolvido que hoje a ilha do Sal está nesta fase.

“São os empresários é que fazem as coisas. A parte pública tem é que criar as condições para que os empresários possam trabalhar”, enfatizou.

Lembrando que a APP é fruto de um compromisso histórico da CABOCAN e o Governo de Cabo Verde, para urbanização da Ponta Preta, como zona de desenvolvimento turístico, Norberto Larriba, vice-presidente da APP, destaca o facto de estar a fornecer de forma contínua e com qualidade os serviços básicos da ilha.

“Durante estes 20 anos, tem assumido o seu papel, fornecendo de forma contínua, segura e com qualidade os serviços básicos da ilha do Sal. A história demonstra que valeu a pena a caminhada”, enfatizou, enunciando novos investimentos da APP, visando optimização e eficácia em relação à água e energia.

O grupo APP no Sal é composto por cem colabores, sendo a maioria cabo-verdianos, dos quais 36 são mulheres.
Olavo Correia aproveitou as poucas horas no Sal para visitar, ainda, as obras e projectos do Fundo do Turismo, como a Pedonal, o Calçadão, o Pontão, os trabalhos de requalificação do bairro António Sousa, Norte de Santa Maria e Holandinha.

Fonte: InforPress

Notícias