Ilha Brava: Navio cruzeiro Island Sky deu entrada no porto de Furna pela terceira vez este ano

O navio Island Sky deu entrada hoje no porto de Furna, na ilha Brava, com 47 turistas a bordo e deverá voltar, esta sexta-feira, com os restantes que ficaram numa excursão na ilha do Fogo.

O navio cruzeiro veio a Cabo Verde com 96 passageiros a bordo, tendo já visitado outras ilhas. Entretanto, para a Brava, dividiram-se em dois grupos, tendo ficado uma parte no Fogo, que sexta-feira, terá a oportunidade de conhecer a “terra de Nhô Eugénio” também.

Somente este ano, o Island Sky já fez três excursões à ilha Brava, completando a quarta viagem na sexta-feira. É um navio da Inglaterra, mas neste momento, conforme informações de Anilton Pereira, um dos guias de turistas a bordo, está fretado pela agência Ventura.

O guia turístico comentou que o que leva a agência a apostar muito nas viagens à Brava, é o facto dos turistas sempre “apreciarem a beleza, e a morabeza da Ilha das Flores”.

“O mais interessante é o dia-a-dia da população bravense, a essência da alma destas pessoas”, salientou, adiantando que os excursionistas terão a oportunidade de conhecer um pouco da ilha, começando pela Vila de Nova Sintra, onde “apreciarão” a beleza da praça central, o museu Eugénio Tavares, alguns miradouros e a “famosa” localidade de Fajã d'Água.

Anilton Pereira avançou ainda que além deste “enorme prazer” dos turistas em visitarem a ilha, a viagem que fazem à Brava é muito “instável e perigosa”, devido ao estado do mar que muitas vezes não favorece a paragem, pois, “é uma baia que tem muita entrada do vento do Sul, dificultando a estabilidade dos navios”.

Numa altura em que a autarquia está trabalhando nos projectos de dinamização turística, com o intuito de promover a Brava, o edil, Francisco Tavares, é de opinião que a vinda destes cruzeiros dará “maior visibilidade” à ilha, e contribuirá para a dinamização de alguns sectores económicos e a promoção da Brava como destino turístico.

Ainda este ano, o porto de Furna receberá um outro cruzeiro, previsto para o final de Novembro.
Fonte: Inforpress

Notícias