Eurico Monteiro convicto de que a cooperação Cabo Verde/Portugal sairá reforçada da IV Cimeira

O embaixador de Cabo Verde em Lisboa, Eurico Monteiro, qualificou de “estratégica, estruturante, intensa e profícua” a cooperação entre Portugal e Cabo Verde.

O diplomata, que falava numa entrevista exclusiva à Inforpress, disse estar convicto de que esta cooperação, que abrange quase todos os setores do sistema da administração cabo-verdiana saírá reforçada a partir do dia 20 deste mês, aquando da assinatura dos vários acordos no âmbito da IV Cimeira Portugal/Cabo Verde a realizar na próxima semana na Cidade da Praia.

Eurico Monteiro desloca-se quarta-feira à Cidade da Praia para integrar a delegação cabo-verdiana que irá discutir os vários projetos, programas e acordos com uma delegação ministerial portuguesa. Este programa de cooperação, de acordo com o embaixador, abrange setores económicos, financeiros, empresarial, comercial, da justiça, da segurança, dos transportes, da saúde e da educação.

Eurico Monteiro destacou a importância da cooperação Cabo Verde/Portugal colocando ênfase no programa de cooperação cambial entre os dois países que permite a paridade fixa da moeda cabo-verdiana em relação ao euro.

O embaixador considerou este acordo de cooperação cambial de estruturante para a economia cabo-verdiana, e, de acordo com Eurico Monteiro, permite igualmente a estabilidade do escudo cabo-verdiano.

A nível da Educação, Eurico Monteiro sublinhou a importância desta cooperação, enaltecendo que Portugal acolhe, atualmente, cerca de dois mil estudantes cabo-verdianos no ensino superior, nas áreas da medicina, do direito e também no ensino da formação profissional.

Na saúde, o novo embaixador de Cabo Verde em Portugal apontou para cerca de 700 doentes em tratamento permanente.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias