Cabo Verde eleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

Seis meses após o anúncio oficial da sua candidatura, Cabo Verde foi eleito membro do Conselho Executivo (CE) da Organização Mundial do Turismo (OMT) para um mandato de quatro anos, no decorrer da 22.ª Assembleia Geral daquela organização que decorre em Chengdu, na China. Uma eleição que decorreu esta manhã, 15, e que por coincidência foi presidida pelo Ministro da Economia e Emprego, Doutor José da Silva Gonçalves, na qualidade de Vice-Presidente da Assembleia Geral.
Numa primeira reação, o Ministro José Gonçalves disse que “Cabo Verde está de parabéns por merecer a confiança dos membros da prestigiada Organização” ao eleger o nosso país para membro do conselho executivo, como também para a vice-presidência da mesa da assembleia geral, ciente do trabalho efectuado nos últimos meses, com intensas negociações diplomáticas junto dos membros da OMT.
A eleição do nosso país para integrar “o Governo” da OMT nos próximos anos, acontece dias depois do Ministro da Economia e Emprego, Doutor José da Silva Gonçalves, ter sido eleito Vice-Presidente da Assembleia-Geral desta agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional do turismo destinada a promover e desenvolver o setor.

A assunção de um assento no Conselho Executivo da OMT, confere a Cabo Verde uma posição privilegiada na cena internacional e reforça o seu poder negocial na definição de políticas dentro desta organização, podendo inclusive influenciar posições que sejam benéficas para Cabo Verde e para o continente africano. De lembrar que na qualidade de membro do Conselho Executivo, Cabo Verde vai poder integrar um dos cinco Comités subsidiários desse órgão executivo da OMT, para além de, também, poder vir a assumir um lugar de destaque na Comissão Regional Africana.

O novo Conselho Executivo reúne-se já amanhã ainda em Chengdu e poderemos ainda ter mais boas novidades sobre o papel e participação de Cabo Verde na OMT.

Não passou despercebido o prestígio já granjeado pelo Ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde na sua novel função tendo, nessa qualidade, ter sido o único até hoje a presidir duas sessões da Assemblei Geral.

Para além da eleição dos 26 membros do Conselho Executivo da OMT, a Assembleia Geral de Chengdu elegeu, também, o novo Secretário-geral por um período de três  anos, o georgiano Zurab Pololikashvili, com quem o ministro José da Silva Gonçalves manteve encontro no início da sessão dos trabalhos que decorre desde 11 de setembro na China e que termina amanhã, sábado.

A eleição de Cabo Verde para membro da OMT surge um ano depois de o nosso país ter sido escolhido para Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO).

Cabo Verde fez-se representar na Assembleia Geral da OMT em Chengdu com uma delegação na qual faziam parte, para além do Ministro da Economia e Emprego, os Embaixadores Fernando Wahnon, Tânia Romualdo (embaixadora acreditada em Pequim), e Joaquim Lopes Maia Júnior.

Fonte: Governo.cv

Notícias