Alliance Française do Mindelo acolhe exposição sobre os Noventa anos da Hydrobase da Aéropostale de Calheta de São Martinho

A exposição acontece no pátio das instalações do Alliance Française, com a abertura da conferência “Cabo Verde na rota da Aéropostale”, presidida pelo professor Wlodzimierz Szymaniak.

A escola Alliance Française do Mindelo, em parceria com a Uni-Piaget, acolhe, no próximo dia 21, a exposição os “Noventa anos da Hydrobase da Aéropostale em Calheta de São Martinho”, onde terá lugar também a uma conferência sobre do tema.

De acordo com a UniPiaget, a exposição acontece no pátio das instalações do Alliance Française, com a abertura da conferência “Cabo Verde na rota da Aéropostale”., presidida pelo professor Wlodzimierz Szymaniak.

Na Calheta de São Martinho, município de Ribeira Grande de Santiago, situam-se as ruínas do edifício da mítica companhia aérea francesa, a Aéropostale, local onde o tenente Paulin Paris, 1928, pilotando um Laté, saiu do Senegal e poisou nas águas da baía da Calheta de São Martinho.

Reza a história que a escolha de Cabo Verde como escala visou encurtar a distância entre a Europa e a América do Sul, e que ao optar o arquipélago em detrimento de Dakar, no Senegal, reduziu-se a distância em 130 quilómetros.

Nessa altura, sublinha notas de historiadores, o correio era transportado de hidroavião de Toulouse (França), com escala em S. Louis (Senegal) e chegava à Calheta de S. Martinho (Cabo Verde) onde era colocado a bordo de um antigo barco militar francês rumo ao Recife.

Fonte: A Nação

Notícias