Santo Antão recebe seminário internacional para debater o turismo ecológico

Especialistas em ecoturismo das regiões periféricas da União Europeia (UE), Cabo Verde e países associados, vão estar, a partir desta quarta-feira e durante dois dias, no Porto Novo, Santo Antão, num seminário internacional para debater o turismo ecológico.

O evento, que se realiza no quadro do projecto Eco-Tur, financiado em 250 mil contos pela União Europeia (UE), através do programa de cooperação territorial entre Portugal e Espanha, representa uma grande oportunidade de promoção de Santo Antão como destino turístico e de investimentos, acredita o edil do Porto Novo.

Conforme Anibal Fonseca, os municípios santantonenses pretendem aproveitar a presença em Santo Antão de especialistas das Canárias, Açores, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia para desencadear “uma boa acção diplomática” de promoção turística desta ilha, que tem com meta afirmar-se, nos próximos anos, como um dos principais destinos turísticos do arquipélago.

Este seminário internacional, co-organizado pela Câmara Municipal do Porto Novo, faz parte de uma série de 17 fóruns sobre o ecoturismo previstos, para os próximos dois anos, no âmbito do Eco-Tur, tendo as Canárias e os Açores já recebido esse evento.

O Eco-Tur, que já colocou à disposição do Porto Novo, um dos 17 municípios beneficiários do projecto, 35 mil euros (quase quatro mil contos), tem como propósito a adopção de uma estratégia visando a conservação e valorização do património natural e etnográfico, através de criação de produtos turísticos.

Além de uma rede de miradouros, o projecto Eco-Tur prevê a criação no Porto Novo da rota turística “Claridade”, que ligará Ribeira das Patas ao Planalto Norte, acções que têm por objectivo a promoção do turismo rural.

Além do Porto Novo, a rede internacional Eco-Tur inclui ainda sete municípios das Canárias, quatro dos Açores, dois da Madeira e ainda, como associados dos terceiros, municípios da Mauritânia e Senegal.

Santo Anão que, a partir de hoje, 29, passa a contar com a sua associação do turismo, recebeu, em 2017, mais de 26 mil turistas (um aumento de 23,8% em relação a 2016) à procura, sobretudo, do turismo de natureza.

Fonte: InforPress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos