Porto Novo: Programa de massificação da rega localizada chega a Ponte Sul/Chã de Mato e Ribeira dos Bodes abarcando 45 agricultores

O programa de massificação da rega gota-a-gota no concelho do Porto Novo, a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), já chegou a Ponte Sul/Chã de Mato e Ribeira dos Bodes, abrangendo 45 agricultores.

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que essas duas localidades vão ficar totalmente cobertas com o sistema de rega localizada graças ao programa, que está a contemplar outras zonas agrícolas no município, beneficiando “dezenas” de lavradores.

É o caso de Alto Mira, onde a cobertura com rega gota-a-gota deverá chegar, “dentro de pouco tempo”, a 80%, segundo este responsável, informando que Ribeira das Patas será o próximo vale a beneficiar do programa, financiado, sobretudo, no quadro do Fundo Agrícola Internacional (FIDA).

Na cidade do Porto Novo, 20 famílias da zona de Galinheira, beneficiárias do projeto sobre agricultura urbana, dispõem de rega gota-a-gota, prevendo-se, “para breve”, contemplar outras 20 famílias, desta feita em Lajedinho.

Depois de “importantes” investimentos realizados na mobilização de água, a modernização da rega em todos os vales agrícolas e a resolução do problema de mercado constituem, nesta altura, conforme o MAA, os principais desafios que se colocam à agricultura no concelho do Porto Novo.

Fonte: InforPress

Notícias