Ministério da Cultura vai edificar Museu de Arqueologia já no próximo ano

A obra deve começar dentro em breve, estando o Governo neste momento a finalizar o contrato de parceria com o Banco Comercial

O edifício emblemático defronte à Praça Alexandre de Albuquerque, na Cidade da Praia, que já serviu de casa comercial (a Sony), emprestando também o muro para cartaz do cinema, vai ser transformado no Museu de Arqueologia já em 2018.

A informação foi pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, indicando que o Governo “está a fechar” o protocolo com uma das unidades bancárias nacionais no sentido de se fazer a remodelação deste edifício emblemático, que guarda parte da história da Cidade da Praia.

Conforme explicou Abraão Vicente, a parte do rés-do-chão do edifício vai ser dedicado ao Museu de Arqueologia e o piso superior vai acomodar a Colecção Permanente da Arte Contemporânea e a parte histórica.

A obra, segundo o responsável pela pasta da Cultura, deve começar dentro em breve, estando o Governo neste momento a finalizar o contrato de parceria com o Banco Comercial.

Abraão Vicente fez questão de realçar que esta é a segunda obra do Ministério da Cultura a ser executada em 2018, logo a seguir à restruturação do Centro Nacional de Artesanato na cidade do Mindelo, em São vicente.

Entretanto, o governante anunciou para Outubro, o início dos trabalhos de identificação de todas as obras existentes nas instituições públicas, para que o Estado possa nacionalizar e tomar posse de todas as peças e obras adquiridas ao longo dos 42 anos da independência de Cabo Verde, a favor do público e dos museus cabo-verdianos.

Na quinta-feira passada, o Estado de Cabo Verde foi contemplado com um conjunto de 19 obras de arte – escultura, pintura e máquina fotográfica do século XIX, oferecido pela família franco-cabo-verdiana Nouvion.

Trata-se da primeira doação oficial por parte de um privado à recém-criada Colecção Permanente de Arte Contemporânea.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras