Gala CVMA a 4 de Maio

A IX edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) está agendada para o dia 4 de Maio, no Salão Nobre da Assembleia Nacional, e terá como lema “A nossa música, os sons das nossas ilhas”.

Segundo a organização, o slogan desta edição resume perfeitamente a essência da maior festa da música cabo-verdiana.

“Cabo Verde, apesar de exíguo em território, oferece ao mundo uma diversidade musical que ultrapassa a dimensão das suas Ilhas. Além de ritmos comuns, cada uma das nove Ilhas habitadas gerou estilos próprios que enriquecem ainda mais o cancioneiro nacional”, lê-se na nota.

Os elementos do júri responsáveis pelas nomeações já foram conhecidos. Para a Comissões Regionais foram escolhidos o DJ Vavá (África); Rosy Tavares (Estados Unidos América); Carlos Pedro (Europa Ocidental) e DJ Nos Manera (Europa Central e Leste).

Da Comissão Central fazem parte DJ Pensador (Cabo Verde); DJ Vavá (Cabo Verde); Aleida Monteiro (Unitel T+) e Adilson Gomes (MCIC).

O trabalho é coordenado pelo músico Mário “Russo” Bettencourt, presidente do Júri pelo segundo ano consecutivo.

Nesta edição serão considerados os trabalhos lançados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018, em várias plataformas.

O evento pretende distinguir os trabalhos do ano, homenagear artistas consagrados, escolher instituições para receber atividades de cariz social e uma parte da receita da gala.

Na VIII gala, os artistas Elida Almeida, Blacka, Cremilda Medina, Sara Tavares, Djodje e Grace Évora foram os mais premiados. Elida Almeida venceu em quatro categorias: Melhor Intérprete Feminino, Melhor Funaná, Música Tradicional e Álbum do Ano, e Blacka conquistou três trofeus: Música do Ano, Revelação e Afrobeat/Afrohouse. Já Cremilda Medina levou para a casa os troféus na categoria Morna e Sapo Award, Sara Tavares venceu os prémios de Melhor Videoclip e Ritmo Internacional, Djodje foi vencedor na categoria Kizomba e Atuação ao Vivo e Grace Évora foi vencedor na categoria Melhor Intérprete Masculino e Coladeira.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias