Delegação moçambicana inteira-se das Finanças Públicas Municipais em Cabo Verde

Uma delegação do município moçambicano de Matola encontra-se em Cabo Verde para conhecer mais de perto a experiência cabo-verdiana em matéria de Finanças Públicas Municipais, apurou a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.

Durante a sua estadia, que vai até a 30 de julho corrente, a delegação moçambicana pretende beber essa experiência através de contactos com o Ministério das Finanças, a área de Orçamento e Planeamento, a Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e as câmaras municipais de Ribeira Grande de Santiago, da Praia e de São Miguel.

O objetivo principal desta missão é obter experiências de outras cidades cabo-verdianas nas aéreas do planeamento municipal, da delimitação e ordenamento territorial e dos serviços públicos municipais.

Conforme a porta-voz da delegação moçambicana, Paula Corda, com esta visita o município de Matola pretende  trocar experiências com Cabo Verde, conhecendo de perto a sua organização municipal.

“Como somos um órgão que exerce a tutela administrativa do Estado aos municípios, achamos oportuno vermos qual é a experiência da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde”, disse Corda, realçando que esta visita se concentra mais na área da planificação e orçamentação, que ainda representa um “enorme desafio” para Moçambique.

A seu ver, as autarquias e os municípios de Moçambique têm receitas próprias, mas o uso dos recursos de orçamento e as transferências são feitas pelo Estado, daí a necessidade de se intervir no sentido de os orientar para que estejam enquadrados dentro do ciclo de planificação do país.

“O desafio para nós é certificarmos de que os municípios de Moçambique, estão dentro do ciclo de planificação e que os planos sejam elaborados conforme as orientações dadas anualmente pelo Governo através do Ministério da Economia e Finanças”, realçou Paula Corda.

A delegação moçambicana integram quatro delegados do Ministério da Economia e Finanças, da Direção Nacional de Planificação e Orçamento e um delegado do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, da Direção Nacional de Desenvolvimento Autárquico.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos