Comissão organizadora de IV fórum mundial de desenvolvimento económico reúne-se em Cabo Verde

Um reunião da Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), a primeira do género, realiza-se na cidade da Praia esta terça-feira, soube a PANA de fonte segura.

De acordo com informações divulgadas pela organização do evento, Cabo Verde foi escolhida, entre outras candidaturas, como país anfitrião e co-organizador do FMDEL quando, em finais de maio último uma delegação do Comité Executivo do mesmo Fórum, sediado em Bruxelas, na Bélgica, realizou uma missão preparatória no país.

Na altura, os responsáveis do fórum reuniram-se com o Governo em funções e com representantes da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos(ANMCV), deorganizações da sociedade civil e do setor privado cabo-verdiano.

O FMDEL é um evento bianual que promove o diálogo global sobre o desenvolvimento económico local através da partilha de experiências, do reforço de alianças entre as partes envolvidas.

Também promove a cooperação concreta a nível nacional e estimula políticas para a implementação das metas do desenvolvimento sustentável a nível local.

O FMDEL é promovido pelas redes globais de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e pelas Regiões Unidas (ORU FOGAR), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Yambém beneficia do suporte da Cidade Metropolitana de Turim, na Itália, enquanto a anfitriã da terceira edição, sendo estas entidades integrantes do Comité Executivo do Fórum.

O FMDEL teve lugar em 2011, em Sevilha, na Espanha, tendo ocorrido depois nas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e de Turim, na Itália. sendo Cabo Verde sempre convidado e participante em todas as edições, com representantes do Governo e dos municípios.

De acordo com fonte da comissão criada para organizar o evento, a realização do próximo FMDEL em Cabo Verde, que deve contar com dois mil a três mil participantes, reveste-se de particular importância e de relevante interesse nacional, configurando uma oportunidade de projeção positiva do arquipélago cabo-verdiano no exterior.

Fonte: Panapress

Notícias