Cidade Velha vai ser palco no fim-de-semana da primeira edição da “Viagem pela História”

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS) vai realizar a partir de sexta-feira, 28, até domingo, 30, a primeira edição da “Viagem pela história”, que vai transformar o sítio histórico num espaço do século XVI e XVII.

Organizada em parceria como Ministério da Cultura e Industrias Criativas, este evento, conforme avançou o presidente da CMRGS, Manuel de Pina, visa demonstrar “todo o potencial cultural” do sítio histórico da Cidade da Velha ligado ao turismo.

Manuel de Pina avançou que esta iniciativa vai contar com a participação de sítios históricos com experiência como o de Santa Maria da Feira (Portugal), esperando que com os “ganhos conseguidos” possa reproduzir esse programa durante todo o ano.

“Podemos transformar a rua Banana em espaço do século XVI onde aparece escravos e senhores, numa lógica de atractividade turística”, explicou.

O projecto irá se desenrolar na Fortaleza Real de São Felipe com a ideia de trazer ao presente o ambiente e a história dos séculos XVI e XVII, vivenciados na Ribeira Grande de Santiago no período da escravatura.

O projecto está orçado em cerca de 15 mil contos, conforme tinha anunciou, no passado mês de Junho, o ministro Abraão Vicente, aquando da apresentação do projecto “Viagem pela história”.

Fonte: A Semana

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras