Cabo Verde inspira-se em Israel para desenvolvimento da agricultura

Cabo Verde poderá inspirar-se em Israel, um país com "grandes inovações tecnológicas" na área de agricultura, para encontrar soluções para o desenvolvimento do setor no país, anunciou neste fim de semana o ministro cabo-verdiano do Ambiente e Agricultura, Gilberto Silva.

O governante falava sexta-feira na cidade de Pedra Badejo, no interior da ilha de Santiago, aludindo à I Conferência Ministerial Israel-CEDEAO na qual participou de 4 a 7 concorrente em Tel Aviv, a capital israelita.

Disse ter aproveitado a sua estada naquele país para reforçar as relações de cooperação entre Cabo Verde e Israel, um país que enfrenta situações de falta de água e escassez de terra para o cultivo, mas que se tornou numa das grandes potências no mundo em termos de agricultura.

Gilberto Silva recordou que Israel desenvolveu não apenas muitas inovações e altas tecnologias, mas também tecnologias bastantes acessíveis e que podem ser aproveitas por Cabo Verde.

Explicou que, no encontro mantido com o seu homologo israelita, Uri Yeruda Ariel HaCohen, foi possível gizar estratégias e definir áreas prioritárias para a cooperação entres os dois países, nos domínio de água, de reutilização das águas residuais tratadas para a agricultura, em matéria de extensão rural e de desenvolvimento da fruticultura, com destaque para a cultura de tamareiras.

Gilberto Silva revelou ainda que pôde visitar em Israel as culturas protegidas ou culturas em estufas em desertos e com alta produção, uma experiência que poderá também ser implementada para aumentar a produção agrícola em Cabo Verde.

O governante assinalou que um dos resultados imediatos desta cooperação é a possibilidade de o arquipélago cabo-verdiano enviar, em 2017, uma equipa de 25 técnicos para Israel para formações diversas.

Também ficou ventilada a possibilidade de empresários israelitas investirem no domínio da agricultura em Cabo Verde.

Gilberto Silva anunciou ainda que a 1ª Conferência Ministerial Israel-CEDEAO serviu de espaço para a discussão sobre o reforço da cooperação entre o Estado hebreu e os países da África Ocidental no desenvolvimento do setor da agricultura.

O enfoque foi dado a áreas como a irrigação e gestão de água e dos solos, a produção agrícola e pecuária sustentáveis, a investigação agrária, a extensão rural e as tecnologias inovadoras nestes domínios.

Fonte: Panapress

Notícias