Prémio Nobel da Paz visita Cabo Verde

A cidade da Praia acolhe de 23 a 24 de Maio, um simpósio para troca de experiências sobre o papel das micro-finanças. A 4ª Edição da Cabo Verde Next (CVNEXT) vai contar com a participação de Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz em 2006 e fundador de uma das maiores instituições de micro-crédito a nível mundial.

O simpósio é realizado pelo Governo de Cabo verde em parceria com Associação Profissional das Instituições de Microfinanças de Cabo Verde.

Jacinto Santos presidente da Associação Profissional das Instituições de Microfinanças de Cabo Verde em declarações aos jornalistas, disse o simpósio ira contar com a presença do prémio Nobel da Paz 2006 e fundador de Gremeen Bank, no Bangladesh, Muhammad Yunus, uma oportunidade para colocar a experiência do sudoeste asiático em diálogo com a experiência africana sobre tudo com a África Ocidental

"É bom que Cabo Verde, saiba aproveitar todas essas experiências para criar o seu modelo próprio de desenvolvimento da micro-finanças, inserido no sistema financeiro, portanto não como um elemento à parte, mas como ator a parte inteiro do sistema financeiro nacional em Cabo Verde, isso que é orientação oficial do governo, e dizer também que é orientação recente do BIT, recomendando aos governos para olharem para micro-finanças não como meros canais de distribuição de micro-crédito, mas como verdadeiros instrumentos de promoção de desenvolvimento", afirma.

Para o secretário de estado para as Finanças, Gilberto Barros, receber a experiência asiática que é uma referência, será uma mais-valia para Cabo Verde.

"Para aprender temos que trocar impressões, trocar experiências com todo mundo, ouvir, e também partilhar a nossa experiência, porque Cabo Verde também tem as suas experiências, mas assim é que olhamos para aquilo que basicamente são chamadas melhores práticas, então vamos olhar para as melhores práticas, aprender, mas não é só aprender da Ásia, também temos países Africanos que vão apresentar a sua experiência, e devemos aprender deles também e partilhar a nossa experiência ",explica.

Cabo Verde Next, é uma iniciativa que reúne mentes criativas e inovadoras, estudantes, académicos, homens de negócios, empreendedores e políticos que produzem impactos na arte, na ciência e na tecnologia, assim como em outras áreas de capital interesse.
Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias