Novo primeiro-ministro cabo-verdiano esperado em Portugal

O novo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, inicia, quinta-feira, uma visita oficial de cinco dias a Portugal, a primeira ao estrangeiro desde o seu emposse em abril último, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

Segundo uma fonte do seu Gabinete, a perspetiva duma cimeira entre os dois países, um novo programa de cooperação e a revisão da política externa comum são os pontos da agenda da visita de Ulisses Correia e Silva a este país europeu.

"É uma visita que vem na sequência de um convite do primeiro-ministro português, António Costa, tendo em conta a primeira visita deste último fora do espaço da União Europeia a Cabo Verde", disse a fonte.

O ponto alto dum encontro na sexta-feira próxima com o seu homólogo português, António Costa, servirá para rever alguns aspetos da política externa com Portugal.

"Vamos discutir um conjunto de questões importantes, que serão seguramente agendadas na próxima comissão mista [cimeira bilateral] que deverá acontecer em dezembro próximo, mas também questões multilaterais", adiantou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Entre estas questões, ele apontou o reforço da presença de Cabo Verde na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a cooperação, nomeadamente na área da segurança, ou o acesso aos mercados da África Ocidental.

"Temos um conjunto de matérias a serem discutidas com interesse mútuo", acrescentou.

Na agenda da visita estará ainda a marcação da data para a realização da próxima Cimeira Cabo Verde/Portugal, a ter lugar este ano em Cabo Verde, e durante a qual deverá ser assinado um novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC), em negociação neste preciso momento entre as duas partes.

Nesta sua primeira visita oficial a um país estrangeiro, Ulisses Correia e Silva chefia uma delegação composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, da Administração Interna, Paulo Rocha, e da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Fonte: Panapress

Notícias