Jorge Santos pede «empenho» para construção do aeroporto em Santo Antão

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Jorge Santos, exortou, segunda-feira, no Porto Novo, os “poderes públicos locais e nacionais” para se empenharem para que Santo Antão venha a ter, nos próximos anos, o seu aeroporto.

Jorge Santos, que está de visita a Santo Antão, explica que se trata de uma infra-estrutura essencial na sua integração na economia nacional e “algo fundamental devido ao facto de a ilha estar a perder população, sobretudo jovens, devido à falta de oportunidades.

O chefe da casa parlamentar, citado pela Inforpress, entende que Santo Antão “tem muito a dar” a Cabo Verde e, por isso, é “essencial que todos trabalhem no sentido da integração desta ilha na economia nacional, através do turismo, prestação de serviços, indústria, condição sine qua non para estancar o êxodo dos santantonenses”.

“Todos os poderes públicos, sejam eles locais ou nacionais, devem convergir para a concretização do aeroporto, que é um compromisso importante do Governo, inscrito no seu programa para a Legislatura”, disse.

Os estudos com vista à construção do aeroporto prosseguem, segundo o Governo, que espera estar a iniciar, ainda neste mandato, a construção da infra-estrutura, que se vai localizar no Porto Novo.

Nesta altura, através de uma estação automática, está-se na fase de recolha dos dados atmosféricos, processo que permitirá, dentro de três anos, obter os dados relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações.

A estação foi instalada em Agosto, nas imediações de Ponte Sul/Casa de Meio, provável localização do futuro aeroporto.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias