Google e CyArk inscrevem Cidade Velha na lista de monumentos, no projeto Open Heritage

Por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, a Cidade Velha – sítio histórico elevado a categoria de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – foi inscrita pela Google e CyArk no projeto Open Heritage.

O trabalho de recolha das fotografias da Cidade Velha, para constar nesta lista, foi iniciada em março de 2015, pela CyArk. Uma documentação digital que resultou de uma parceria com o African Heritage Fund (Fundo africano para património).

A recolha foi feita através de trabalhos fotográficos em 3D (fotografia panorâmica) e leitura a laser através do LiDAR (Light Detection And Ranging) na Catedral da Cidade Velha (Sé), na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Forte Real de São Filipe e na Praça do Pelourinho. Quatro monumentos de extrema importância na edificação da Cidade Velha, da história do povo cabo-verdiano. Estes monumentos preservam a memória do nascimento e da construção do país, marcada pelo seu processo de desenvolvimento.

O objetivo do projeto Open Heritage, gerido pela CyArk é criar um arquivo digital do património mundial que permita a melhor conservação do património.

A partir de agora, a história do berço da nação cabo-verdiana poderá ser conhecida através plataforma da Google, numa viagem 3D, podendo também ser descarregada no dispositivo móvel ou computador.

De recordar que em dois anos de mandado do Governo da IX Legislatura, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, entidade responsável pela conservação e gestão do Património Cultural Nacional, através do Instituto do Património Cultural (IPC), tem feito um forte investimento para a valorização, preservação e salvaguarda dos patrimónios, material e imaterial, de Cabo Verde.

A inscrição da Cidade Velha nesta lista, num conjunto de mais 26 monumentos mundiais, é um reconhecimento da universalização e visibilidade para Cidade velha e para todo o percurso da nação.

Para o governo, trata-se de um reconhecimento pela importância deste património a nível mundial, assim como da sua história.

Cidade Velha foi a primeira cidade do mundo construída pelo europeus nos trópicos, tornando-se a primeira capital do arquipélago. Um título que manteve até o ano de 1770, a quando da passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a atual Cidade da Praia.

Este sítio histórico foi erigido no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre África e América. Até os dias de hoje, a Cidade Velha apresenta alguns dos traços originais das ruas, incluindo duas igrejas, uma fortaleza real e a Praça do Pelourinho com seu pilar de mármore do século XVI.

A CyArk é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2003 para registrar digitalmente, arquivar e compartilhar a herança cultural do mundo e garantir que esses lugares continuem a inspirar admiração e curiosidade pelas próximas décadas.

Esta organização sem fins lucrativos já documentou mais de 200 monumentos históricos nos sete continentes. A intenção desta importante organização é ajudar a gerir e preservar estes locais, fornecendo desenhos de engenharia e mapas detalhados para ajudar no trabalho de conservação crítico e no gerenciamento ativo desses locais. Ainda a CyArk arquiva dos dados usando processos de última geração para garantir que esses dados continuem disponíveis caso haja necessidade de recuperação dos edifícios em casos de desastre, que podem acontecer amanhã ou décadas depois.

A CyArk reforça que os esforços são no sentido de compartilhar os dados de maneiras poderosas, incluindo experiências verdadeiramente imersivas, refere o o governo.

Fonte: A Semana

Notícias