Tarrafal: Governo vai investir nas potencialidades do concelho para “abrir as portas” ao seu desenvolvimento

O ministro da Saúde e Segurança Social, anunciou hoje que o Governo vai investir nas potencialidades do Tarrafal, entre elas turismo e cultura, para “abrir as portas” para o desenvolvimento deste município do interior de Santiago.

O governante, que presidia em representação do Governo à sessão solene no âmbito do Dia do Município e santo padroeiro Santo Amaro Abade, comemorado a 15 de Janeiro, disse acreditar que o município pode ser “uma referência” em Santiago e “cartão postal” de Cabo Verde.

Para tal, Arlindo de Rosário anunciou que o executivo encontra-se empenhado em desenvolver acções que conduzam à decisão de se considerar o ex-Campo de Concentração como Património da Humanidade, transformando-o, assim, num espaço de atracão turística.

“As potencialidades turística de Tarrafal são sobejamente conhecidas, mas o seu aproveitamento é ainda relativamente incipiente. Tarrafal possui excelentes condições para articular o turismo de sol e mar, incluindo os desportos náuticos, de montanha e cultural”, lançou.

A propósito, informou que o Governo trabalha no sentido de articular a baía, que classificou de “maravilhosa e de grande beleza natural”, com a cultura e a história.

Arlindo do Rosário disse ainda que o Governo vai actuar através de “investimentos estruturantes” no sentido de incluir Tarrafal na rota do turismo mundial, com aposta no desenvolvimento do turismo de sol, praia, montanha e cultural, centrado na baía do Tarrafal, no ex-Campo de Concentração e na Serra Malagueta.

Segundo o governante, tais investimentos no turismo vão criar mercados para a viabilização da agricultura, da pecuária, da indústria de transformação agro-alimentar, das indústrias criativas, da hotelaria, da restauração e do comércio, e ainda criar emprego, produção e rendimento.

Por outro lado, o ministro, que falava em nome do Governo, afirmou que a aposta é na melhoria da situação da pesca, através de “melhores mecanismos” de financiamento e da “melhoria acentuada” das condições de captura, tanto de materiais como de capacitação humana.

O ministro da Saúde e da Segurança Social conclui a sua intervenção anunciando que o executivo vai co-financiar a fase final do pavilhão desportivo e investir na requalificação urbana.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras