Standard & Poors alterou “rating” de Cabo Verde para “BB” com perspetiva “estável”

A Standard & Poors Global Ratings alterou a perspetiva do rating para a dívida pública de Cabo Verde de negativo para estável, confirmando assim o nível “BB”.

De acordo com nota do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, esta melhoria na classificação do rating de Cabo Verde prende-se com a perspetiva positiva que se espera para o aumento do crescimento económico e da melhoria na performance da política orçamental, que, segundo a agência de rating, vai contribuir para estabilização do elevado nível da dívida pública.

A S&P Global Ratings estima que a dívida pública vai atingir os 125% do PIB até ao final do ano. Valor este que torna o país como o sexto mais endividado de entre os países classificados por esta agência de rating.

Embora a maior parte da dívida do governo seja concecional, traduzindo-se em maturidades alargadas e baixas taxas de juro, cerca de três quartos da dívida pública está denominada em moeda estrangeira, o que pode traduzir-se em risco para a economia. Ainda segundo o relatório, haverá uma maior pressão sobre as finanças públicas à medida que o período de carência se expira e as amortizações das dívidas aumentar nas próximas décadas.

A S&P Global Ratings salienta que dada a qualificação de Cabo Verde para país de rendimento médio, os créditos concessionais tornam-se mais difíceis e o acesso aos créditos nos mercados terão maior constrangimentos implicando menor espaços fiscais para mitigar os choques, tanto externos como internos, através da política orçamental.

A classificação do rating de Cabo Verde está ancorada no forte desenvolvimento das instituições, respeito pelo estado de direito e a existência de várias alternâncias políticas pacíficas, confirmando a estabilidade política do país.

Segundo o relatório publicado pela S&P Global Ratings os dados sobre a taxa de crescimento do PIB do segundo semestre de 2016, publicadas pelo INE excederam as projeções que haviam indicado para economia cabo-verdiana, que segundo afirmaram podem ser justificados pela melhoria na dinâmica que o setor do turismo tem apresentado, dado os investimentos planeados para as construções de diversos hotéis nas principais ilhas turísticas de Cabo Verde.

Também os dados sobre o défice orçamental contribuíram para a melhoria da classificação do rating de Cabo Verde, que segundo a indicação da agência de rating pode situar-se por volta de 3% durante o período de 2017-2019.

Embora alguns dados apontam para a melhoria da performance da economia, a S&P Global Ratings chama, também, a atenção pela existência de um conjunto de riscos que condicionam a performance da economia e o nível de rating, como situação financeira débil das empresas públicas, a evolução negativa da inflação, a fraca flexibilidade da política orçamental e uma posição externa fragilizada.
Segundo a agência de rating S&P, caso Cabo Verde melhorar as expetativas, o nível de rating pode ser melhorado no futuro, mas caso as expetativas para o crescimento e a consolidação orçamental não se verificar, o nível de rating será baixado.

Fonte: A Semana

Notícias