São Vicente: Vasco Martins lança livro “Cabo Verde Ressonâncias: A Morna, estudos adjutórios”

A obra, dada a estampa pela Livraria Pedro Cardoso, é dedicada à Morna e insere-se no projecto “Cabo Verde Ressonâncias”.

O livro “Cabo Verde Ressonâncias: Vol.1 (A Morna, estudos adjutórios)”, do músico e escritor Vasco Martins, é lançado esta quinta-feira, 27, às 18H00, no Centro Nacional de Artes, Artesanato e Design (CNAD), em São Vicente.

A obra, dada a estampa pela Livraria Pedro Cardoso, é dedicada à Morna e insere-se no projecto “Cabo Verde Ressonâncias” que nasceu como um estudo global e criativo dos sons e música do país, na ideia de que “tudo é independente e o que nos rodeia pode ser objecto de estudo e criatividade”.

Segundo uma nota da LPC, trata-se de uma obra que estuda a morna em todas as suas dimensões. O livro contém fac-símile da “Morna Dengosa para piano”, “Morna/Tango, 1885, partitura integral com variações”, “Partitura global de “Noites Mágicas” – versão para English Horn” e “Orquestra de Cordas”.

De referir que os primeiros estudos musicológicos da música de Cabo Verde de Vasco Martins foram publicados em 1989 no livro “A música tradicional de Cabo Verde 1- a Morna”, editado com o patrocínio da Unesco.

Vasco Martins é músico, compositor e escritor cabo-verdiano residente em São Vicente. Tem escrito 4 livros de poesia e 2 romances. No campo da música tradicional, é de assinalar a composição dos temas do disco “Coraçon Leve” celebrado pela cantora Hermínia.

Compôs a ópera “Crioulo” estreada em Lisboa no CCB. Também, faz “land concerts” como performer de música electronica.

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos