São Vicente: Intervenções do MCC em Cabo Verde deixa país melhor preparado para atrair investimentos privados – vice-presidente

O vice-presidente do Millennium Challenge Corporation (MCC), disse hoje no Mindelo que os trabalhos de intervenção realizados no âmbito dos projectos do II Compacto do MCA deixam  Cabo Verde melhor preparado para atrair investimentos privados.

Robert Blau fez estas considerações depois de uma visita de cortesia realizada à presidente substituta da Câmara Municipal de São Vicente, Lídia Lima, na qual analisaram as intervenções feitas no terreno no âmbito dos projectos  Água, Saneamento e Higiene (WASH) e dos Fundos de Água e Saneamento (FASA) e do Fundo de Acesso Social (FAS).

Durante o encontro avaliaram também as intervenções feitas recentemente na ilha no âmbito do projecto de Gestão de Propriedades para Promoção de Investimento (LAND) que culminou na operação e cadastro predial das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integrados (ZDTI), adjacentes à cidade do Mindelo.

“A ideia do MMC é levar Cabo Verde a um patamar no qual as reformas institucionais e os investimentos feitos no terreno tornam o país um local atrativo para o investimento privado, baseado na nossa filosofia de reduzir a pobreza pela promoção do crescimento económico”, explicou Roberto Blau que acredita que agora é hora de os investidores tirarem proveito destas melhorias.

A presidente substituta da Câmara Municipal de São Vicente, Lídia Lima, aproveitou o encontro para agradecer a equipa do MCC pelos investimentos feitos na ilha considerados de “grande Importância” para o seu desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população.

“São projectos que trouxeram melhorias significativas na vida da população de São Vicente e também ajudaram a Câmara Municipal a resolver alguns problemas cruciais   principalmente na área do saneamento”, afirmou.

Lídia Lima contabilizou que só no projecto WASH o MCC fez investimentos na ilha no valor de 100 milhões de escudos, tendo conseguido equipamentos modernos para o laboratório da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), 200 tampas de esgotos para substituir as antigas que se encontravam obsoletas e mais 5 quites de reparação para as estações de bombagem da Avenida Marginal, Caizinho, Lazareto e Ribeira de Julião.

Ainda no âmbito do mesmo projecto São Vicente conseguiu aumentar a sua extensão de rede  de esgoto em cerca de 20 quilómetros e 2015, enquadrado no projecto FAS conseguiram fazer ligações domiciliarias de água e saneamento a cerca de 700 famílias.

A edil enalteceu ainda as intervenções da operação cadastro predial do projecto LAND que financiou alguns equipamentos topográficos à Câmara Municipal no valor de 3.500 contos, e que, no universo de 42 mil casas, conseguiram o levantamento de 11 mil casas com 92% de cadastro completo.

Com o registo dos terrenos, Lídia Lima concorda que a ilha também está melhor preparada para dar continuidade aos projectos de investimentos privados que não se efectivarem por causa de alguns constrangimentos relativamente aos limites das propriedades.

A equipa do Millennium Challenge Corporation (MCC), que participa nas actividades de encerramento do II Compacto do MCA estará em Cabo Verde até 29 do corrente mês, com o objectivo de se inteirar dos projectos financiados no âmbito do programa e reunir-se com as autoridades cabo-verdianas, para celebrar os 12 anos de parceria entre o Governo de Cabo Verde e o MCC.

Ainda hoje está prevista uma visita às zonas de intervenção do Projceto WASH, assim como as comunidades de intervenção do FASA e FAS, nas localidades de Chã de Vital e Fonte Francês, na ilha de São Vicente, para contactos com as famílias beneficiárias.

Esta tarde a delegação visitará as localidades de Ribeira de Calhau, Calhau e Norte de Baía, as zonas de intervenção do Projecto LAND, no quadro da Operação e Cadastro Predial da Ilha de São Vicente.

No dia 29 de Novembro, a delegação participará na inauguração da obra extensão da rede de água da Praia a São Domingos e na cerimónia final de encerramento do segundo Compacto a decorrer no Palácio do Governo.

Fonte: InforPress

Notícias