São Vicente: Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar vai sediar academia de excelência em formação marítima

A Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM), da Uni-CV, foi selecionada para sediar uma das três academias de excelência em formação marítima para segurança e proteção das regiões da África Ocidental e África Central.

Doravante, são três as academias de excelência em formação marítima para segurança e proteção das regiões da África Ocidental e África Central, sendo que as outras duas ficarão sediadas em universidades do Gana e da Costa do Marfim.

Com sede no campus da Ribeira de Julião da Uni-CV, em São Vicente, a FECM, com a distinção, segundo o seu presidente João do Monte Duarte, fica habilitada para oferecer programas inter-regionais de formação marítima e receber estudantes de toda a região do Golfo da Guiné.

Trata-se de programas específicos que serão financiados por entidades como a União Africana e outros parceiros internacionais, sendo que, avançou, o arranque dos primeiros programas de formação está previsto para o último trimestre de 2019.

Segundo explicou, o processo de seleção culminou com a assinatura do memorando de entendimento entre o Centro para Coordenação Inter-regional e as três universidades selecionadas no dia 30 de Janeiro, em Yaounde (Camarões). O processo teve a duração de “vários meses” e foi baseado em reuniões com os representantes das instituições de formação marítima das regiões da África Ocidental e Central assim como em visitas às instalações por parte do Centro para Coordenação Inter-regional (ICC, na sigla em inglês) e outros parceiros internacionais como a Expertise France.

O ICC foi estabelecido na Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO e da África Central (ECCAS) e é o órgão responsável pela coordenação e implementação de estratégias de segurança e proteção nos respetivos espaços marítimos das duas regiões africanas.

Um dos componentes das estratégias traçadas é o estabelecimento de um programa inter-regional de formação na área marítima a partir de centros de formação considerandos de excelência na região.

Fonte: SAPO CV

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos