São Vicente: Celina Pereira homenageada na 2ª edição do Micadinaia Fest que marca arranque “nova temporada” do CCM

A cantora Celina Pereira vai ser a homenageada da segunda edição do Micadinaia Fest, agendado para o próximo dia 21, que marca uma “nova temporada” do Centro Cultural do Mindelo (CCM), como informou hoje o diretor, António Tavares.

O dia 21 de Março, assinalado como Dia Internacional da Poesia e também o começo da Primavera, será, segundo este responsável, também um dia de “renovação” para o CCM e que marcará a “nova temporada” do centro com várias atividades, a partir das 15:00 até à meia-noite.

Entre estas o “grande concerto” de solidariedade à Celina Pereira, que se encontra a recuperar de problemas de saúde neste momento, revelou o diretor do CCM em conferência de imprensa.

“Decidimos fazer uma homenagem à mulher na literatura e na poesia e à Celina Pereira que é uma cantora particular da nossa literatura e uma investigadora naquela que podemos chamar de música teatral”, explicou António Tavares, adiantando que o universo da cantora, vai ser interpretado pelos “mais novos e não só”.

Outro tributo também vai ser feito à Editora Ilhéu, na rubrica “Dos ded conversa” (dois dedos de conversa, em português), que, segundo a mesma fonte, tem feito um “trabalho de décadas no silêncio”, mas que tem surtido “grande efeito” no universo literário cabo-verdiano.

“E homenageá-los com uma conversa com a Dr.ª Ana Cordeiro seria uma forma de dar a conhecer o trabalho que eles fazem e que é o resultado do nosso Prémio Camões na voz de Germano Almeida”, reforçou.

A programação do Micadinaia Fest contempla ainda uma performance na abertura, a reposição da exposição “Teada”, apresentada pela primeira vez no contexto da Feira de Artesanato-Urdi, “Flam poesia” (diz-me poesia, em português) e Chá poético com a participação dos alunos da formação de jogral, que decorre neste momento no centro.

A palavra “Micadinaia” foi inventada pelo investigador, cientista e poeta, João Varela, também conhecido por João Vário e recebe o significado de Mindelo Academia.

“E Mindelo neste sentido de academia é nossa intenção, as pessoas já começam a ouvir, a repetir e a reparar que João Vário fez algo muito valioso e muito grande”, assinalou, adiantando que, desde a primeira edição, o objetivo é de realçar a intenção do poeta de criar um universo literário em São Vicente e que agora querem ensinar aos mais jovens.

Desta forma, conforme António Tavares querem fazer um “trabalho sustentável” para que a Micadinaia não seja só uma palavra, mas sim passe à ação, e que estará a ser materializado nesta temporada 2019/2020 com as várias formações, entre as quais, o Coral Bana, “Travadinha Orquestra” “Tabanka-orquestra de percussão” e o “Camicazé”, formação de teatro.

“Estes (jovens e crianças) passarão a ser os nossos vivendus desta casa e passarão a fazer parte da vida cultural do Mindelo”, concretizou.

A primeira edição do Micadinaia Fest aconteceu em Março de 2017.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras