São Nicolau: Consultores recolhem subsídios para o “master plan” de desenvolvimento turístico da ilha

A ilha de São Nicolau vai dispor do seu ‘master plan’ de turismo, instrumento de gestão que vai direcionar os atores sociais no planeamento estratégico de ações que vão levar ao desenvolvimento turístico na ilha.

Para o efeito, uma equipa de consultores brasileiros esteve nos municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal, de 22 a 24 deste mês, em encontros com operadores turísticos, autarquias e sociedade civil para a recolha de subsídios.

Camila Sanches, consultora e especialista em turismo, explicou que o objetivo deste encontrou foi identificar as demandas, as necessidades, potencialidades que a ilha oferece em termos de produto turístico para criar um plano que prevê todas as ações de atividades e projetos que devem ser levados a cabo até 2030, para promover e desenvolver um turismo de forma sustentável.

Em São Nicolau, explicou a mesma fonte, este encontro foi “muito produtivo”, as câmaras locais mostraram-se muito engajadas em trabalhar no sentido de promover o turismo na ilha e uma das preocupações deixadas centrou-se na preservação da natureza, história-património e cultura.

Depois da recolha de subsídios, a equipa de consultores tem agora a missão de elaborar um “draft zero” (esboço), que será apresentado em meados de Novembro, num workshop onde os operadores locais terão a oportunidade de opinar, de chamar atenção para aspetos que foram contemplados ou não e que podem ser introduzidos na versão final.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias