São Domingos: Arqueólogos da Universidade de Cambridge fazem escavações em Alcatraz

Um grupo de oito arqueólogos da Universidade Cambridge, Inglaterra, estão desde o dia 2 de dezembro a fazer escavações nas Ruinas da Igreja de Nossa Senhora da Luz, na capitania de Alcatraz, no município de São Domingos.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, adiantando que nos próximos dias a edilidade e o Instituto de Património Cultural (IPC) estarão a apresentar os resultados de mais esta prospeção arqueológica no País.

Alcatraz, atualmente conhecido como Baia de Nossa Senhora da Luz, foi o primeiro sítio onde se edificou a primeira igreja do País e consta, também, ter sido o sitio que serviu para instalação dos primeiros assentamentos humanos, europeu e africano.

Clemente Garcia adianta que a edilidade tem em parceira com o IPC um grande projeto de valorização desse e outros patrimónios históricos do município, com olhos postos na incrementação do turismo em São Domingos, e de forma particular, o turismo religioso.

“Faz parte da história de Cabo Verde, possui uma das igrejas mais antigas do país e da costa ocidental africana. Já temos um projeto com financiamento garantido para sua reabilitação a partir de janeiro. Pensamos edificar um centro interpretativo para preservar toda a sua memória histórica”, explicou o autarca.

Os arqueólogos vão continuar com os trabalhos de prospeção até ao 15 de dezembro.

Fonte: Sapo CV

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos