Santo Antão: Fábrica de Azulejos mobiliza parcerias para livrar o ambiente em Cabo Verde dos plásticos

A fábrica de produção de azulejos, a partir de reciclagem de plásticos, instalada em Janela, Paul, Santo Antão, está a mobilizar parcerias com empresas e instituições nacionais, com vista a livrar o ambiente em Cabo Verde dos plásticos.

Depois de ter firmado, esta semana, uma parceria com a empresa Frescomar, em São Vicente, a fábrica de azulejos, instalada em 2017, procura outros parceiros, porque o propósito, segundo o responsável dessa unidade, Hirondino Silva, é retirar os plásticos do ambiente em todo o país, transformando-os em azulejos.

No âmbito deste acordo, a Frescomar passa a disponibilizar plásticos à fábrica para a produção de azulejos, uma parceria que essa unidade industrial em Santo Antão pretende estender a outras empresas e instituições em Cabo Verde.

Com isso, a fábrica de produção de azulejos com em base em reciclagem de plásticos espera, também, atender à procura deste produto no mercado nacional, que tem vindo a aumentar de ano para ano, conforme o responsável.

Os azulejos produzidos em Santo Antão, que têm vindo a ser muito procurados no mercado nacional, estão a ser exportados para a Holanda, através de empresa daquele país europeu.

A exportação deste produto para a Holanda constitui, segundo os promotores do projeto, mais uma etapa rumo à consolidação deste empreendimento que, diariamente, consegue retirar do ambiente “grandes quantidades de plástico”, transformando-as em azulejos.

A unidade de produção de azulejos, que já foi galardoada com medalha de mérito ecológico, pela Câmara Municipal do Paul, consegue produzir até 24 mil pedras de diferentes padrões, por ano.

A fábrica, instalada pela Fundação dos Amigos do Paul na Holanda, foi financiada pela cooperação holandesa, através da Universidade Tu Delf, em Roterdão.

Fonte: Sapo CV

Notícias

Preços da oferta turística diminuíram em termos homólogos -5,2% no segundo trimestre de 2019

Mindelo acolhe 72.º Centro de Língua Portuguesa que vai ser inaugurado quinta-feira

Brava: Master plan de turismo é o “guia maior”da planificação estratégica turística para a ilha até 2030 – edil

Novo hospital da Praia é um complemento aos hospitais de Cabo Verde e não vai substituir o HAN – PCA

Câmara Municipal do Sal apresenta plataforma “inovador” GEO Sal