Ritmo de crescimento económico continua a acelerar em Cabo Verde

O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou a acelerar-se no quarto trimestre 2016, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, graças à tendência favorável registada, sobretudo, nos setores do turismo e dos transportes e serviços auxiliares.

De acordo com dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no turismo o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 32 trimestres consecutivos.

Isto apesar de os empresários terem apontado a insuficiência da procura e o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo os principais obstáculos no período em referência.

Em relação ao transporte e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança registou o valor mais alto dos últimos 17 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, apesar da concorrência e das dificuldades financeiras que foram apontadas como os principais constrangimentos no setor.

Em contrapartida, no setor do comércio em estabelecimentos, a conjuntura inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo.

Para tal, pesaram também a questão da burocracia, as regulamentações estatais e a rutura de stocks.

Igualmente, com tendência decrescente estiveram os setores da construção, da indústria transformadora e do comércio em feira.

O nível elevado da taxa de juros e o excesso de burocracia e regulamentações estatais para o setor da construção e frequentes avarias mecânicas e equipamentos insuficientes no setor da indústria transformadora foram os principais constrangimentos apontados pelos empresários inquirdos.

Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras