Projecto Terra de Valor promete redinamizar agricutura em Santa Cruz

O projecto, de uma ONG italiana, vai ser desenvolvido nos próximos três anos nas ilhas de Santiago e Fogo. Em Santa Cruz, acredita-se que venha a impulsionar a criação de cooperativas agrícolas

O projecto Terra de Valor, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, vai fomentar a cultura cooperativista em Cabo verde. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.Carlos silva diz que o seu município está diante de uma iniciativa que irá garantir aos pequenos agricultores o acesso aos mercados, às novas tecnologias e financiamento dos projectos agrícolas, de modo organizado.
 Terra de valor vai ser desenvolvimento nos próximos 3 anos, nas ilhas do Fogo e Santiago, e as metas são claras, de acordo com Rosa Tolla, coordenadora da ONG italiana Cosper-Mundo, em Cabo Verde.
“O objectivo geral do projecto é uma promoção inclusiva e sustentável do mundo rural e tem a ver também com actividade que nós iremos realizar tanto na área agrícola, actividades ligadas à irrigação, novas perspectivas de cultivo, uma nova visão relacionada com aquilo que são as dificuldades do mundo rural. Mas também terá toda uma parte de actividades relacionadas com as organizações, ou seja, cooperativas e associações.”
A  coordenadora da ONG italiana Cosper-Mundo em Cabo Verde disse que já beneficiam do apoio das 19 mil cooperativas italianas e que, desde 2018 estão a trabalhar numa estreita colaboração com os parceiros cabo-verdianos.“Estamos a falar do Citi Habitat, de  Laço Branco, das Comissões Regionais de Parceiros de Santiago Norte e Fogo, temos também as delegações do Ministério da Agricultura e do Ambiente, a Câmara Municipal de Santa Cruz e as câmaras municipais do Fogo.”
Carlos Silva, o autarca de santa cruz, prevê a promoção da cultura cooperativista com a implementação do projecto no país, e mais acções praticas em a favor do pequenos agricultores, no seu município, em particular.“Irá contribuir para a criação de cooperativas, um instrumento que facilitará aos nossos operadores terem acesso ao mercado, às tecnologias e ao financiamento tendo em conta que o acesso ao financiamento tem sido um dos grandes desafios. Este projecto irá tornar as nossas pessoas, mulheres em jovens em particular, mais organizados o que irá ajudar muito o processo de desenvolvimento do agro-negócio.”
Apostando no Empoderamento das famílias no mundo rural, de modo organizado, é certamente uma das vias para acabar com a migração.
“Temos que diversificar mais a nossa economia, de forma que as pessoas se desloquem menos para as outras ilhas ou outros municípios.”
A reabilitação do antigo complexo agroalimentar  Justino Lopes, a implementação do projeto hidro agrícola na Ribeira dos Picos, financiado pelo FIDA no valor de 63 mil contos através do POSER, a construção de estradas de penetração também estão entre as iniciativas para os próximos tempos em Santa Cruz.
 O Projecto Terra de valor,  financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, em mais de um milhão de euros, será implementado nos próximos três anos, nas ilhas do Fogo e Santiago-Santa Cruz.Fonte: Ângela Monteiro, RTC/Santiago Norte

Notícias