Projecto Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão vai sair do papel

O projecto “Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão” vai começar a ser implementado com a disponibilização, já esta semana, dos primeiros 30% do financiamento, conforme informação prestada à Inforpress pelo deputado Armindo Luz.

Num contacto telefónico com aquele parlamentar, a Inforpress ficou a saber que “todos os dossiers já estão completos e na posse do Fundo do Turismo” e que o primeiro desembolso será efectuado até o final desta semana para a conta da Associação de Municípios de Santo Antão (AMSA).

Segundo Armindo Luz, o segundo desembolso de 30% poderá ser feito no final de Dezembro, corrente, ou em Janeiro de 2018, e esclareceu que “o projecto não tinha cabimentação orçamental em 2015 e 2016” e, por isso, foi orçamentado para 2017, homologado pelo ministro das Finanças e já tem o visto do Tribunal de Contas, emitido em Novembro de 2017.

Durante os primeiros 12 meses, o Fundo do Turismo irá acompanhar, incubar e suportar os custos para uma contabilidade organizada, nos casos em que o beneficiário não consegue suportar esses custos, além de os participantes poderem ter acesso a formação através do projecto Raízes.

Conforme o andamento dos projectos, os beneficiários poderão ter acesso a outros complementos, tais como computador, software de gestão para uma boa contabilidade organizada, entre outros.

O projecto “Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão” vai contemplar 36 beneficiários, distribuídos por toda a ilha de Santo Antão, sendo 12 por cada concelho, e a ideia é dar sustentabilidade ao “Destino Turístico Santo Antão”, como destino de natureza, a nível nacional e internacional.

“Acredito que o projecto ‘Projecto Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão vai sair do papel’ já está bem organizado”, afirmou o deputado Armindo Luz, eleito por Santo Antão na lista do MpD, constatando que “serão mais 36 empresários do ramo do turismo rural e de montanha, contribuindo para o aumento do rendimento das pessoas, dando oportunidades de emprego e servindo de alavanca da economia da nossa querida ilha de Santo Antão”.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras