Praia: Concerto em homenagem a Ildo Lobo

O contar Ildo Lobo vai ser homenageado, nesta Sexta-feira,23, num concerto a decorrer, a partir das 19 horas, no Palácio da Cultura (PCIL) com o seu nome, na cidade da Praia. A iniciativa é do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção Geral de Artes e das Indústrias Criativas.

O evento acontece por ocasião da data de nascimento do artista, 25 de novembro, e conta com as atuações do músico Nhelas Spencer e o grupo coral da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA).

Conforme recorda o MCICV, Ildo Neves de Sousa Lobo nasceu em 1953, em Pedra do Lume, na ilha do Sal, em Cabo Verde. Aos 17 anos veio viver na cidade da Praia para frequentar o liceu (ensino secundário). Em 1973, com apenas 19 anos, integra o Grupo “Os Tubarões” como vocalista. Até 1994 o grupo “Os Tubarões” editou álbuns na voz do Ildo Lobo com os temas “Tabanca”, “Pépé Lopi”, “Djonsinho Cabral”, “Tchon di Morgado”, “Tema para Dois”, “Os Tubarões ao Vivo” e “Porton de Nôs Ilha”. Segundo a mesma fonte, em 1994, com a separação do grupo, Ildo Lobo iniciou uma carreira a solo.

«Em 1996 grava o seu primeiro álbum, intitulado “Nôs Morna”, onde homenageia o pai. Em 2001, grava o seu segundo álbum “Intelectual” e em 2005 foi lançado o álbum póstuma “Incondicional”. Ildo Lobo faleceu a 20 de outubro de 2004», refere o MCIC.

Fonte: A Semana

Notícias