Plataforma IGRP Web é uma rede electrónica para a criação do emprego jovem – responsável

O administrador executivo Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) disse hoje que a plataforma de desenvolvimento de aplicações IGRP Web é uma rede electrónica para impulsionar a criação do emprego jovem em Cabo Verde.

Aruna Handem fez esta declaração hoje, à imprensa, à margem da apresentação da plataforma IGPR e do lançamento da campanha Kriol, na Cidade da Praia.

O administrador executivo da NOSI explicou que a instituição tem vindo a utilizar o sistema internamente para o desenvolvimento de aplicações, que será agora disponibilizada, de forma gratuita, até o fim do ano, possibilitando aos jovens empreendedores uma nova forma de criação de emprego.

“É a plataforma que temos vindo a utilizar na nossa instituição e agora estamos a disponibilizar para qualquer jovem startup das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ou empresa que queira fazer o desenvolvimento de aplicações e governação electrónica”, disse, informando ainda  que só a partir de Janeiro de 2019 é que será cobrada uma taxa de licença no valor de 500 escudos mensais.

Segundo Aruna Handem, a plataforma IGRP Web é um sistema  que permite a criação de serviços que podem ser prestados a instituições, sem que o usuário tenha que construir sua própria rede privada de telecomunicações.

“Tem de uma linguagem open source, ou seja, qualquer comunidade  percebe seu desenvolvimento e é compatível a qualquer outro tipo de tecnologia. Por outro lado, reduz os custos estimados na construção de uma governação electrónica”, considerou.

O responsável avançou também que o sistema “é seguro” na sua utilização, tendo sido seleccionado, entre mais de 600 aplicações do continente africano, como uma das 50 melhores inovações da África Innovation Summit, que aconteceu no passado mês Junho, em Kigali, Ruanda.

É nesta linha que o NOSI está a promover também a campanha Kriol, com o intuito de massificar a adesão da plataforma IGRP Web a jovens empreendedores.

“Kriol contribuirá para a dinamização de um ecossistema de inovação favorável ao empreendedorismo, crescimento das startups e sociedade de conhecimento”, ajuntou.

A apresentação da plataforma IGRP Web e o lançamento da campanha Kriol é uma parceria do NOSI com o Governo para disponibilizar ambientes de criação electrónica.

Fonte: InforPress

Notícias