Mais de 80 observadores internacionais acompanham presidenciais em Cabo Verde

As eleições presidenciais, que se realizam no próximo domingo, 02 de outubro, em Cabo Verde, vão ser acompanhadas por mais de 80 observadores internacionais de diferentes países e organizações, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.

O escrutínio vai ser seguido por 31 observadores da União Africana (UA), 40 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e outros 10 que estão no país a longo termo, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde.

A esses observadores juntam-se ainda o presidente da CNE de Portugal, Vítor Soreto de Barros, e representantes das CNE de São Tomé e Príncipe, Angola e Guiné-Bissau.

Este escrutínio vai encerrar o ciclo de três eleições no país, depois das legislativas de 20 de março e das autárquicas de 4 de setembro deste ano.

O atual Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que é candidato à sua própria sucessão; o reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça; e o combatente da liberdade da pátria Joaquim Jaime Monteiro, que participa pela segunda vez consecutiva numa corrida presidencial, são os três concorrentes à chefia do Estado cabo-verdiano.

Jorge Carlos Fonseca, que volta a ser apoiado pelo Movimento para Democracia (MpD), partido que venceu as eleições legislativas e autárquicas deste ano, é apontado como o grande favorito a ser eleito logo na primeira volta.

Os outros dois candidatos, Albertino Graça e Joaquim Monteiro, não contam com o apoio oficial de qualquer partido político.

Tanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), maior força política da oposição, como a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), com três assentos parlamentares, deram liberdade de votos aos seus militantes e apoiantes.

Em 2011, o atual chefe de Estado venceu as eleições com 54,3% dos votos na segunda volta que disputou com Manuel Inocêncio Sousa, apoiado pelo PAICV.

Um total de 361 mil 206 eleitores estão inscritos nos cadernos eleitorais para votarem domingo próximo, sendo 314 mil e 73 no território nacional e 47 mil 133 no estrangeiro.

Fonte: Panapress

Notícias