Jogos Africanos e Gala Cabo Verde na agenda de encontro de ministro com Presidente da República

A “gala Cabo Verde de Sucesso” será realizada no Senegal no dia 7 de Dezembro anunciou, hoje, o Ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Elísio Freire, após um encontro com o Presidente da Republica onde foi explicar os meandros da Gala e da escolha da data.

Elísio Freire diz que a Gala é um momento para Cabo Verde celebrar a sua Diáspora Cabo-verdiana. "O Presidente incumbiu-me de levar uma carta, para convidar o presidente Macky Sall, para estar presente na gala. Como sabem senegal alberca uma grande comunidade cabo-verdiana, e uma comunidade muito integrada, é um momento de Cabo Verde, celebrar a sua diáspora africana, celebrar aqueles que trabalharam ao longo da vida para afirmação de Cabo Verde no mundo, e como sabem um dos maiores embaixadores, se não o maior embaixador de Cabo Verde é claramente a sua diáspora e os cabo-verdianos que vivem lá fora ", explicou.

O Ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministro anunciou igualmente que os Jogos Africanos de praia, que arrancam no dia 14 de Junho, foram o segundo ponto abordado durante o encontro com Jorge Carlos Fonseca, que confirmou a sua presença no acto de abertura.

"Os jogos serão abertos pelo Presidente da República e encerrados pelo Primeiro-ministro. É um momento também da afirmação de Cabo Verde numa grande competição desportiva, como sabe estamos há um mês, a arena já esta preparada, há confirmação de 48 países neste momento, com cerca de novecentos atletas, portanto esperamos ate os jogos atingir aquilo que tem sido o nosso objectivo, e tudo está a correr normalmente, esperamos que seja de facto um momento grande de afirmação de Cabo Verde em organizar grandes eventos", explicou o ministro que tem também a tutela do Desporto.

Fernando Elísio Freire terminou dizendo que a realização dos Jogos em Cabo Verde, dá a possibilidade ao país de se mostrar e adquirir capacidade de organização e de iniciar um processo de construção de todas as infra-estruturas necessárias para poder receber grandes eventos.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras