Ilha Brava: População de Lomba-Tantum conhece projecto de impacto para a zona

A Plataforma de Desenvolvimento Local 20/30 reuniu-se com a população de Lomba – Tantum para apresentar o projecto de impacto “Brava Fish” em que o financiamento será desbloqueado no mês de Dezembro.

Neste encontro estiveram presentes várias instituições e elementos que fazem parte da plataforma para a apresentação do projeto de impacto escolhido denominado “Brava Fish”, em que “fish”, conforme informações avançadas pelo autarca Francisco Tavares, representa o bom, mas também o peixe.

Este projeto engloba várias acções de formações transversais, desde VGB, saneamento, tratamento e conservação de pescado, para culminar com a criação de uma cooperativa na zona de Lomba para dinamizar todo o sector das pescas da localidade.

Ainda no quadro do projeto serão realizadas formações na área de atendimento,  intervenções sociais, contra o consumo do álcool e o consumo de estupefacientes.

Paula Silva, animadora territorial do programa Plataforma de Desenvolvimento Local 20/30, em entrevista, já tinha avançado que este projeto vai contribuir não só para o “empoderamento económico” da população, mas também o “empoderamento social”, trabalhando as questões sociais, a formação profissional, de forma a “garantir” mais empregabilidade para os jovens, parte onde “entra” o Fundo do Turismo e outros parceiros.

No quadro de projetos, a Câmara Municipal da Brava aproveitou para apresentar outros projetos que acoplam o da plataforma, nomeadamente o do arruamento que já está em andamento, de um miradouro esplanada a ser construído no próximo ano, com ponto de venda do pescado aos turistas, apresentou ainda do mercadinho de peixe, electricidade para o porto de Tantum e melhorias na casa de pescadores e construção de uma placa desportiva na localidade de Palhal, entre outros.

A Delegação do Ministério da Agricultura também apresentou um projeto ligado às energias renováveis para a localidade, que vai favorecer a população da localidade.

A plataforma é liderada pelas câmaras municipais, mas constituída por todos os atores do município.

Fonte: InforPress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos