Governo vai investir 2 milhões de contos no Programa completo de desencravamento em Santiago

A Sessão Solene comemorativa dos 23 anos do Município de São Domingos serviu de palco para o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, anunciar que o Governo vai investir, só na ilha de Santiago, 2 milhões de contos no Programa completo de desencravamento.

“Estamos a trabalhar num programa para o desencravamento das localidades com potencial agrícola, piscatório e turístico. Existem, em quase todas as ilhas, muitas localidades com capacidade de produção agrícola, piscatória e de interesse turístico encravadas e com populações a viverem em estado de pobreza. As vias de acesso em boas condições serão estradas para a viabilização de economias locais, para a retirada de muitas famílias da pobreza e para o acesso mais facilitado à escola e aos cuidados de saúde”, avançou o Primeiro-ministro, lembrando que brevemente vai voltar a São Domingos, na sequência de um programa de visitas que abarcará todos os municípios do país.

O objetivo é desenvolver a economia da ilha e dos concelhos, condição necessária para criar emprego e gerar rendimento para as famílias. E para S. Domingos, diz Ulisses Correia e Silva, o foco é a modernização e a rentabilização da agricultura e da agroindústria, assim como a criação de condições para o desenvolvimento de um turismo verde, ecológico e de natureza.

Também, acrescentou o primeiro-ministro, o Governo vai trabalhar, em parceria com a Câmara Municipal, num forte programa de requalificação urbana, com uma intervenção macro sobre as cidades e as localidades para torná-las atrativas, organizadas, planeadas urbanisticamente, seguras, com bom nível de saneamento e educativas a nível cívico e ambiental.

O chefe do governo anunciou que, no próximo ano, deverá ainda arrancar um vasto programa de habitação social e de reabilitação de casas orientado para as localidades e famílias mais pobres, bem como um forte programa de empreendedorismo jovem, de estágios profissionais e de estímulo ao emprego, através de um sistema de janela única de atendimento.

Fonte: A Semana

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos