Estado ainda não concretizou entrada no capital da Binter Cabo Verde

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que a entrada do Estado no capital social da companhia aérea Binter Cabo Verde (49%) ainda não foi concretizada, seis meses após o anúncio do negócio.

A companhia Binter Cabo Verde realiza desde 12 de Novembro do ano passado voos entre as ilhas e desde Agosto assegura a exclusividade das ligações aéreas no arquipélago, após a companhia aérea pública TACV ter deixado de operar no mercado interno.

A Binter Cabo Verde iniciou a exclusividade dos voos ao abrigo de uma parceria que prevê a entrada do Estado cabo-verdiano na companhia com a aquisição de 49% do capital social.

O anúncio da entrada do Estado no capital da empresa foi feito em Maio, altura em que o primeiro-ministro confirmou que o investimento do Estado será de 19% do capital, que rondará os 126.238 milhões de escudos.

O acordo prevê a cedência comercial das rotas, avaliada em 30%, tendo Ulisses Correia e Silva reafirmado hoje que isso "não depende de nenhum esforço financeiro por parte do Estado".

Seis meses após o anúncio, Ulisses Correia e Silva disse que o negócio ainda não foi concretizado, mas garantiu que ficará concluído "brevemente".

"Ainda não, estamos num processo de consolidação desse dossiê, que será concluído brevemente", disse o chefe do Governo, antes da abertura de um fórum de educação, que decorre durante os próximos três dias na cidade da Praia.

O Estado irá desembolsar 126.238 milhões de escudos para adquirir os 19% da participação pública no capital social da companhia aérea.

Nas declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro destacou ainda o "bom funcionamento" da Binter, afirmando que a companhia está a garantir as ligações inter-ilhas.

"Acho também que devemos focar nos resultados e não em questões que estão devidamente explicadas e fazer com que o astral dos cabo-verdianos aumente em vez de estarmos sempre mergulhados em pequenos problemas", salientou.

A Binter Cabo Verde é uma companhia de direito cabo-verdiano, que tem actualmente como único accionista a empresa Apoyo Y Logistica Industrial Canária, Sociedade Limitada.

A Binter Cabo Verde aumentou, em Dezembro de 2016, o seu capital social para cerca de 660 milhões de escudos, correspondentes a 664,410 acções ao preço nominal de 1.000 escudos cabo-verdianos por acção.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias