Condições de vida de famílias cabo-verdianas melhoram em Cabo Verde, diz estudo

Famílias cabo-verdianas registaram uma evolução positiva nas suas vidas entre 2014 e 2015, designadamente a nível das condições de habitabilidade e do acesso aos serviços básicos, soube a PANA de fonte oficial.

Esta revelação consta de dados do Inquérito sobre Condições de Vida dos Agregados Familiares 2015, divulgado, segunda-feira, na cidade da Praia, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Inquérito Multi-Objectivos (IMC) de 2015, que procedeu à recolha de informações no quarto trimestre de 2015 e contemplou um total de nove mil e 918 famílias, concluiu também que, nos últimos cinco anos, houve uma evolução nas condições de vida dos agregados familiares em Cabo Verde em termos de aumento do acesso à água, à eletricidade, ao saneamento, aos meios de informação e comunicação, bem como de bens de equipamento e conforto.

No entanto, o IMC alerta que, apesar das melhorias, subsiste ainda uma grande desigualdade entre os meios rurais e urbanos, apontando, como exemplo, concelhos que ficam aquém da média nacional, casos de São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, todos situados no interior da ilha d Santiago, a maior e a mais populosa do arquipélago cabo-verdiano.

Outro dado significativo apurado pelo IMC 2015 refere que os Cabo-verdianos continuam a utilizar a lenha em detrimento do gás e que, em cinco anos, o consumo da lenha baixou apenas de 25% para 23%, sendo que o peso é maior no meio rural, sobretudo no interior de Santiago e da ilha do Fogo

No que se refere às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o IMC 2015 apurou, como novidade, que 58% da população cabo-verdiana tem acesso à Internet em casa e que 65% possui telemóveis.

“O IMC mostra que 37% da população de 10 anos ou mais utiliza o computador e a Internet, com maior incidência entre jovens dos 15 aos 24 anos e que 19% das crianças dos 10 aos 14 anos têm telemóveis.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos