Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO assinala Dia Mundial da Paz voltado para e emigração

Dados recentes do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, apontam que cerca de 244 milhões de migrantes internacionais legais enfrentam situações de descriminação

A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, em parceria com a Direcção Geral de imigração, pretende comemorar o Dia Mundial, nesta quinta-feira (21) com os olhos voltados para a migração.

Um tema que vai de encontro ao lema proposto pelas Nações Unidas para a comemoração da data, “Juntos pela Paz: respeito, dignidade e segurança para todos” e que tem a ver com as chamadas de atenção e as acções a nível mundial em prol dos refugiados e dos migrantes, “realçando os benefícios mútuos da migração, mas também abordando os medos e as questões que surgem nas comunidades de acolhimento”.

Assim durante o evento, que tem lugar no Auditório da Escola Secundária Manuel Lopes, na cidade da Praia, além da parte cerimonial contará com a projecção de vídeos da campanha “Por um Cabo Verde de todos”. Actividades que, segundo os organizadores, realçam o facto de o país receber de há várias décadas uma significativa comunidade migrante sobretudo dos países próximos do continente africano.

Mas internacionalmente, dados recentes do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, apontam que cerca de 244 milhões de migrantes internacionais legais enfrentam situações de descriminação nos países de acolhimento.

Aliado a esse facto, ainda de acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, um número sem precedentes de 65,6 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçados a sair de casa. Entre eles estão quase 22,5 milhões de refugiados, mais de metade dos quais são menores de 18 anos.

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos