Cabo Verde presente na conferência da ONU sobre clima

Uma delegação cabo-verdiana participa numa conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima (COP22), que decorre desde dia 7 até a 18 de novembro, em Marraquexe (Marrocos), apurou a PANA esta quarta-feira na cidade da Praia, de fonte segura.

Em nota de imprensa, o Governo aponta que a delegação cabo-verdiana, que integra os ministros da Economia e Emprego, e da Agricultura e Ambiente, José da Silva Gonçalves e Gilberto Correia Carvalho Silva, respetivamente, vai “marcar posições defendidas" pelo país e compromissos futuros relacionados com o ecossistema nacional.

O ministro da Economia e Emprego irá participar em várias reuniões de alto nível, nomeadamente um encontro com ministros do Turismo e responsáveis ligados ao Mar de alguns países africanos, onde intervirá para expor ideias de Cabo Verde em relação à proteção ao clima.

Nesta conferência, os países participantes pretendem definir as regras para aplicação do acordo de Paris, adotado no final de 2015, assinado por 192 países e ratificado por 100, dos quais os Estados Unidos, a China e a Índia.

O documento em vigor desde a última sexta-feira, tem como objetivo limitar o aumento da temperatura global abaixo de dois graus celsius (2º C), tendo como base os índices pré-industriais, e procurar ainda manter o nível de 1,5º C.

No encontro de Marraquexe, onde estão presentes cerca de 15 mil participantes, negociadores devem entender-se sobre uma série de processos que permitam colocar em prática esse acordo e anunciar um plano para arrecadar, pelo menos, 100 bilhões de dólares americanos por ano, para ajudar os países em desenvolvimento na adoção de projetos e ações para combater a mudança climática.

Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras