Cabo Verde e China renovam acordo no domínio da defesa

Estabeleceram-se linhas gerais de um novo protocolo de doação de materiais às Forças Armadas cabo-verdianas.

Os dois governantes reuniram-se na noite de quinta-feira, no Ministério da Defesa da China, onde traçaram a cooperação no domínio técnico-militar entre ambos países.

Luís Filipe Tavares, que se encontra de visita oficial à República Popular da China, desde 4 de novembro, reuniu-se, quarta-feira, 8, com o seu homólogo chinês, Wang Yi, na residência oficial deste em Pequim.

Os dois governantes, que já se tinham avistado, à margem da última Assembleia Geral das Nações Unidas, realizado em setembro, em Nova Iorque, passaram em revista a cooperação bilateral entre os dois países e traçaram novas perspetivas de cooperação na área da defesa, transportes aéreos, ordenamento do território, segurança portuária e economia marítima.

O governante cabo-verdiano cumpriu uma visita de intenso trabalho à República Popular da China, país com o qual foram analisados vários assuntos relacionados com a revisão do atual acordo de cooperação, o incremento das ações de capacitação dos recursos humanos das Forças Armadas nacionais e o estabelecimento das linhas gerais de um novo protocolo de doação de materiais às Forças Armadas cabo-verdianas.

Recorda-se que a China é parceira estratégica de Cabo Verde na implementação do projeto da Zona Económica Especial de Economia Marítima de São Vicente que deverá ter início em 2018/2019.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras