Cabo Verde e Canárias reforçam cooperação económica e empresarial

O presidente do Governo da região autónoma espanhola das Canárias, Fernando Clavíjo, chega este domingo a Cabo Verde, para uma visita oficial que será marcada pela assinatura de um memorando de entendimento para o reforço das relações bilaterais e da cooperação económica e empresarial entre os dois arquipélagos, apurou a PANA de fonte oficial.

A assinatura do documento vai ser feita na sequência da quarta reunião cimeira entre Cabo Verde e as Canárias, que decorre terça-feira, na cidade da Praia, e será copresidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e por Fernando Clavíjo.

De acordo com fonte do Governo cabo-verdiano, o encontro deverá permitir também consolidar a aliança estratégica entre Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, no quadro do Programa de Cooperação Transnacional (MAC-FEDER), a que os arquipélagos da região da Macaronésia podem concorrer.

Nesta sua deslocação a Cabo Verde, Fernando Clavíjo irá ainda participar na cerimónia de inauguração das operações da companhia de aviação das Canárias Binter em Cabo Verde.

As relações entre Cabo Verde e Canárias remontam a 1999, altura em que foi assinado o Convénio Quadro de Cooperação, tendo desde 2002 sido assinados três Programas Indicativos de Cooperação - PIC (2002/2004, 2005/2007, 2008/2010).

Fonte: Panapress

Notícias

Preços da oferta turística diminuíram em termos homólogos -5,2% no segundo trimestre de 2019

Mindelo acolhe 72.º Centro de Língua Portuguesa que vai ser inaugurado quinta-feira

Brava: Master plan de turismo é o “guia maior”da planificação estratégica turística para a ilha até 2030 – edil

Novo hospital da Praia é um complemento aos hospitais de Cabo Verde e não vai substituir o HAN – PCA

Câmara Municipal do Sal apresenta plataforma “inovador” GEO Sal