Cabo Verde acolhe pela primeira vez TEDx um programa de eventos locais dedicado à difusão de ideias inspiradoras

Cabo Verde acolhe em Março de 2017, pela primeira vez, TEDx, um programa de eventos locais promovido de forma independente e dedicado à difusão de ideias inspiradoras sobre diversos aspectos da sociedade.

Pedro Lopes, um dos responsáveis pela organização do evento, explicou à Inforpress, que TEDx Praia visa divulgação de ideias/projectos com impacto em Cabo Verde, contribuindo para a sua visibilidade.

“Através deste evento internacional, que será transmitido em directo vai-se explicar ao mundo quais são as ideias de Cabo Verde. TEDx Praia vai igualmente colocar Cabo Verde no mapa nos eventos TEDx a nível mundial, informou Pedro Lopes.

“Conexão” é o tema que os participantes vão dissertar durante o encontro, e que a organização acredita ser um contributo da sociedade civil para conectar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora.

De acordo com um comunicado da organização do evento, Cabo Verde tem tido recentemente vários projectos que nascem unicamente da sociedade civil e de uma juventude que começa a dizer presente e deseja assumir um papel determinante no país.

“Uma juventude que quer Cabo Verde a correr ao ritmo do mundo e vê na inovação e na tecnologia uma ponte virtual que nos conecta à Aldeia Global”, sublinha o comunicado.

A organização do evento refere ainda no documento que, aproveitando a posição estratégica global de Cabo Verde, decidiu-se projectar uma ligação visual com o X de TEDx no Mapa-Mundi.

Os vídeos produzidos durante o evento são disponibilizados no site TED.com que tem milhões de visualizações a nível mundial, disse Pedro Lopes.

O evento TEDx Praia vai ser apresentado ao público esta quinta-feira às 17:00 na Reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

TED (em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias inspiradoras.

O TED, uma organização sem fins lucrativos cujas iniciais significam Technology, Entertainment, Design, é um evento anual criado há 26 anos no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde as tais tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.   

No espírito das "ideias que merecem ser espalhadas", o TED criou o TEDx, eventos auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência TED, "na esperança de que o TEDx se torne um fórum local de ideias dentro da comunidade, que inspire as pessoas a mudar as suas vidas, os seus futuros e, finalmente, o seu mundo", lê-se num comunicado.

Pelos palcos deste evento já passaram oradores como Bill Gates, Al Gore, Michelle Obama, Sir Richard Branson, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala e Gordon Brown.

No espaço Lusófono, os TEDx já se realizaram em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e chega agora a vez de Cabo Verde.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras