Cabo Verde acolhe encontro sobre integração regional

O Instituto da África Ocidental (IAO) e o Centro de Estudos para a Integração Europeia (ZEI) levam a cabo, desde segunda-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, um seminário com a participação de vários países da África Ocidental e da Europa para a discussão da problemática de imigração, apurou  a PANA de fonte autorizada.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração do IAO, José Brito, adiantou que, no quadro do programa existente entre a instituição e a ZEI, foi organizado um grupo de trabalho, entre Africanos e Europeus, para debater, durante dois dias, sobre os diferentes temas ligados à problemática da integração regional.

Nesta oitava reunião em que vai estar em debate o tema “Migração e integração regional”, os participantes vão fazer o balanço da cooperação entre o IAO e a ZEI e apresentar um outro projeto, uma vez que o que o atual já chegou ao fim, disse

Para além de apresentar o balanço, sublinhou José Brito, a IAO, devido à mudança do programa do ZEI, decidiu criar uma associação a nível de África, sediada na Cidade da Praia e presidida por um Cabo-verdiano, para canalizar os projetos e programas.

Ainda segundo José Brito, o oitavo encontro entre os parceiros irá permitir reforçar o programa do IAO, visando a criação do Mestrado em Integração Regional na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a partir do ano letivo 2016, naquilo que é considerado um “passo importante” para a sustentabilidade da cooperação entre a ZEI e o IAO.

O IAO foi criado conjuntamente pela UNESCO, pela CEDEAO, pela UEMOA, pelo Governo de Cabo Verde e pelo Grupo Ecobank, em outubro de 2009, com a missão principal de promover o conhecimento baseado na investigação e a integração regional na África Ocidental.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos