Cabo Verde acolhe em dezembro reunião do grupo de Amigos do Golfo da Guiné

Cabo Verde vai acolher na primeira semana de dezembro, na Praia, a segunda reunião anual do grupo do G7 de Amigos do Golfo da Guiné para debater a segurança na sub-região, disse hoje fonte do governo cabo-verdiano.

Em declarações à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, adiantou que a reunião decorrerá a 2 de dezembro num dos hotéis da capital cabo-verdiana.

Portugal detém a presidência da estrutura promoveu já em junho deste ano uma primeira reunião do grupo do G7 de Amigos do Golfo da Guiné (G7++FOGG), em Lisboa.

A agenda do encontro está ainda em fase de construção.

Grupo do G7 de Amigos do Golfo da Guiné visa a cooperação para assegurar a estabilidade, a segurança marítima e a liberdade de navegação nesta sub-região africana, assolada pela pirataria marítima.

O grupo do G7 de Amigos do Golfo da Guiné é composto pela Alemanha, Canadá, Estados unidos, Italia, Japão, Reino Unido, França, Bélgica, Brasil (observador), Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça, União Europeia, escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Interpol.

Fonte: Sapo CV

Notícias