Boa Vista: Primeiro parque solar da ilha irá triplicar capacidade de distribuição elétrica, garante Governo

Boa Vista terá o primeiro parque solar com uma capacidade de distribuição de cinco megawatts, o que irá triplicar a produção de energias renováveis na ilha, disse hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energias, Alexandre Monteiro.

O governante deu estas informações durante visita que efetua a Boa Vista para acompanhar as medidas e atividades de execução do programa nacional de sustentabilidade energética da ilha.

“Já está em curso um processo em fase avaliação das propostas, para o primeiro parque solar, que terá uma capacidade de distribuição elétrica de 5MW solar”, afirmou Alexandre Monteiro anotando que este parque irá triplicar a capacidade de produção de energias renováveis, passando para 7,5 megawatts e será instalado a zona de Fátima, onde se situa o parque eólico da ilha.

O ministro da Indústria, Comércio e Energias, que esteve de manhã na Águas e Energia de Boa Vista (AEB), avançou ainda que se está a tratar de questões para adaptar a empresa, para a reforma do mercado que está em curso com atividades de reparação e distribuição, e ainda a preparar também para gestão do sistema elétrico com alto nível de penetração de energias renováveis.

Adiantou ainda que se irá substituir todas as lâmpadas do sistema atual para o led, que consome menos energia, com mais eficiência e consideradas as melhores para a iluminação pública.

O governante esteve em visita de cortesia a Câmara Municipal da Boa Vista e a empresa Emicela, para fazer as articulações necessárias, desde aspetos relacionados com eficiência energética, desenvolvimento de infra-estruturas, reforma do mercado e o próprio incremento das energias.

Fonte: Sapo CV

Notícias